ENSINO FUNDAMENTAL I

A essência do nosso Ensino Fundamental está no ensino de qualidade e nos valores para a vida!

 

Em nosso Colégio, através do sistema maxi de ensino, os alunos do ensino fundamental I contam com uma grade curricular construída para deixá-los prontos para seguir para o ensino fundamental II e médio.

Somos uma escola parceira do DSOP, a maior instituição de educação financeira do Brasil e através desta metodologia de ensino, nossos alunos tem a oportunidade de aprender sobre este tema tão importante.

Além disso, os alunos do ensino fundamental tem a sua disposição uma estrutura física totalmente atualizada com salas confortáveis, amplas, arejadas, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala audiovisual, quadra poliesportiva e atividades extracurriculares como robótica, judô, circo, expressão corporal, ballet, horticultura, culinário e teatro.

 

Protagonismo do Aluno

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I prioriza a interação que ele estabelece com os outros e com os diversos conteúdo. Dessa forma, as aulas organizam-se em torno da exploração e dos procedimentos e hipóteses das crianças, para chegar à construção de conceitos, atitudes e valores.

A partir da curiosidade dos alunos, são desenvolvidos projetos interdisciplinares e sequências de atividades, oportunizando o desenvolvimento de competências e habilidades, de forma significativa.

 

Educação socioemocional

O aluno é desafiado a superar obstáculos visando o crescimento da sua vida acadêmica e pessoal. Ter opinião própria e descobrir seu papel no mundo, faz parte da construção do senso crítico e da habilidade de tomar decisões e superar desafios.

Além do enfoque nas áreas do conhecimento, proporcionando saberes importantes para a vida, os alunos desenvolvem-se de forma ampla, tanto nos aspectos socioemocionais quanto nos aspectos físicos e sociais.

 

Adaptação e acolhimento através da pedagogia afetiva

Os procedimentos evoluem da experiência vivida na Educação Infantil, onde os professores visam à adaptação dos alunos à rotina e às demandas escolares mais complexas, assim como, à construção de novas competências, que serão úteis em toda a sua vida escolar.

O foco é aprofundar e conectar os conhecimentos aos interesses do aluno, de forma que através da abordagem da pedagogia afetiva, ele possa desenvolver habilidades para tomar decisões e enfrentar os desafios com pluralidade de saberes, conectando o conteúdo programático.

Um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do papel de estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo.

Saber usar os cadernos, a agenda, responsabilizar-se pelo material que transita entre a casa e a escola, usar adequadamente objetos emprestados do colega e da própria escola, e cuidar do espaço coletivo.

A inquietação e exigências ganham contornos mais complexos. – trabalhado por meio de materiais e recursos tecnológicos de reconhecida eficiência – às competências socioemocionais como persistência, responsabilidade e foco.

 

Nosso trabalho no Ensino Fundamental consiste em:

– Abordar o processo ensino-aprendizagem de forma crítica e reflexiva, partindo dos saberes já construídos pelos alunos e levando-os a realmente construírem conhecimentos.

– Fazer com que o aluno interaja com os conteúdos, trazendo-lhe mais significado e tornando a aprendizagem mais próxima de seus interesses.

– Desenvolver o aluno globalmente, proporcionando desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.

– Constituir um ambiente saudável de aprendizagem, de respeito às diferenças, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o mundo.

 

Período:

  • Manhã: 07:45 às 11:45
  • Tarde: 13:30 às 17:30
  • Semi-integral: 08:00 às 14:00 ou 11:00 às 17:00
  • Integral: 07:00 às 18:00

 Coordenação: Cristiane Rocha