EDUCAÇÃO INFANTIL









A essência de nossa Educação Infantil está no lúdico e na afetividade.
Brincando, descobrindo, criando, interagindo… Assim é a educação infantil do Colégio Tales de Mileto.
Aqui a aprendizagem surge da descoberta, da curiosidade natural do indivíduo, da sua relação com os outros e com o mundo, e através do contato com as múltiplas linguagens. Portanto, as atividades desenvolvidas trazem para a criança condições para experimentar, criar, construir, conhecer-se, participar, conviver e expressar-se.
Nessa perspectiva, são realizados ao longo de cada ciclo diversos projetos interdisciplinares que visam a uma educação integral, estabelecendo conexões entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conhecimentos, de forma a ampliar e potencializar o processo de aprendizagem contemplando os saberes, as emoções e os sentimentos, as diversas formas de socialização.
Assim na pratica os projetos interdisciplinares partem das reflexões aguçadas nos alunos “Por quê?”, “Para quê?”, “Para quem?”, “Como?”, “O quê?” “Com que finalidade?”, e assim em um processo de descobertas e imaginação vamos aprendendo sobre animais, frutas, civilizações, florestas, dinossauros entre muitos outros.
Campos de experiências norteadores dos objetivos das aprendizagens:
– O eu, o outro e o nós.
– Corpo, gestos e movimentos.
– Traços, sons, cores e forma.
– Escuta, fala, pensamento e imaginação.
– Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Como sequências de atividades permanentes:
– Alfabetização e letramento
– Pensamento matemático
Período Integral
As atividades recreativas, culturais e esportivas são sempre acompanhadas por educadoras.
Proporcionar um ambiente seguro para os alunos passarem o tempo do contraturno escolar;
Promove um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores, no qual as crianças se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana.
Desenvolver habilidades físicas, intelectuais e interpessoais, por meio de atividades extras.
Formar bons hábitos de higiene;
Estimulando a autonomia progressiva da higiene e dos cuidados com a saúde, desenvolvendo a capacidade da criança cuidar de si mesma.
Ampliar o universo cultural dos alunos;
Desenvolver a rotina de estudos, por meio da realização da tarefa escolar, com monitoramento de profissional especializado.
As atividades do Período Integral são planejadas com o suporte da equipe pedagógica:
Leitura
Arte
Jogos
Projetos de trabalho
Brincadeiras
Descanso
Refeições
Alimentação saudável
Cardápio completo preparado com orientação e acompanhamento de nutricionista.
*Almoço e jantar: oferecido pela escola, com cardápio orientado por nutricionista.
*(Consulte planos para contratá-los na secretaria)
Contato com a família
Agenda personalizada com descrição sobre o período do integral (alimentação, descanso, lições de casa e estudo).
Ciclos da educação infantil:
4 meses a 1 ano – Berçário I e Berçário II
2 anos – Mini Grupo I (MG I) (completos até o dia 31/03)
3 anos – Mini Grupo II (MG II) (completos até o dia 31/03)
4 anos – Infantil I (completos até o dia 31/03)
5 anos – Infantil II (completos até o dia 31/03)
Período:
- Manhã: 07:45 às 11:45
- Tarde: 13:30 às 17:30
- Semi-integral: 08:00 às 14:00 ou 11:00 às 17:00
- Integral: 07:00 às 18:00
Coordenação: Cristiane Rocha